domingo, 11 de outubro de 2015

Resenha *Fangirl*

~Está resenha contém spoiler, para uma resenha sem desgostos, visite o Pequenas Grandes Impressões no Instagram~
                                        

Sinopse da capa: Cath (com C :'D) é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme.
Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou
na vida real.
Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto.
Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências.
Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

                                   


Como forma de passar o tempo, o livro é muito bom; a escrita é simples e é um tanto inevitável não se sentir ao menos um pouco na pele de Cather. Ainda mais os personagens "secundários", como Reagan, Wren, Levi, e até mesmo o pai, acabam trazendo um humor muito bom; e lógico que Levi e Nick -personagens que fazem o triangulo amoroso da narrativa- são incríveis para dar a curiosidade da leitura (pelo mostrado deles), sendo impossível não shippar pelo menos uma vez os dois com Cath.


Contudo, como resenha, não há como evitar citar os erros (imperdoáveis) que Rainbow Rowell cometeu nessa "obra".



~♡~

~Não vai desenvolver a personagem não?!~

Quando iniciamos a leitura de Fangirl, Cath é uma menina completamente fechada, muito tímida, não possui uma posição própria, muito dependente da irmã e muito próxima ao pai; seu 'namoro' era praticamente uma piada,tanto que durante os primeiros meses de faculdade ela mal chega a falar com o garoto. Ao conhecer a figura principal a expectativa é a mesma: que ela mude; e de fato, ela muda variadas coisas no decorrer do livro, o grande problema é: Cath tem um desenvolvimento superficial; no fim do livro situação chega a ser ridícula, ela internamente tem um desenvolvimento que beira ao 0 e a maioria das suas "grandes" mudanças foi ser 'Só boca' com Levi; e até mesmo o encontro com sua mãe -algo muito esperado durante toda a leitura- é idiota; ela continua sendo fechada, somente se abrindo para pessoas mais próximas a ela, mesmo criando um escasso pensamento próprio, ela continua consentindo, e seu (pouco) posicionamento só é evidenciado na mente da garota, e as cenas onde ela demonstra sua posição não preenchem os dedos de uma mão.

~Se orienta Rainbow~
Os que conhecem o mundo das fanfics sabem: é um lado da literatura que sofre muito julgamento. Coisas como dizer que fanfic não é leitura, que quem escreve não é autor, que é plágio, que leitores/escritores de fanfic são anti-sociais 'fracassados' e entre outros pensamentos ignorantes; e é exatamente esse o cenário de preconceito que Cather encontra ao chegar na faculdade. O livro é um young-adult, muitos jovens acabam tendo acesso a esse livro, o mínimo exigido era que Rowell conseguisse, paralelamente à narrativa de Cath, fazer com que as pessoas criassem uma visão mais correta de fanfics, e a autora, além de não conseguir realizar essa "difícil" tarefa, teve a incrível façanha de fazer com que a impressão fosse que a situação inicial (e final tsc tsc) de Cather fosse consequência do amor pelo fandom e por escrever fanfics. Rainbow merecia um prêmio só por além de não conseguir chegar a lugar nenhum, conseguir retroceder em pensamento.
~Faltou personagens secundários hein~
Para exclarecimento, personagens secundários são aqueles que não são o foco, mas que tem um papel essencial na narrativa, muitas vezes pegando o lugar do principal em favoritismo, são personas que conhecemos bem com o desenrolar da história. E definitivamente, não houve um personagem secundário sequer em Fangirl; todos os personagens além de Cather são apresentados ao leitor de forma excessivamente superficial, conhecemos muito pouco (ou até nada) de cada um, o que é completamente triste, pois são eles que dão vida e fazem você se apaixonar pela narrativa.
Chega a ser engraçado a forma como Rainbow Rowell construiu Fangirl, e por quase o livro inteiro a vontade era ajudar a autora a escrever, pelo simples fato de que ela não conseguiu chegar a nada e ficou o livro inteiro tentando segurar o leitor só com o couple amoroso de Levi e Cath. Chega a dar dó.
-sério, sinto completa dó da Rainbow Rowell depois desse livro, espero mesmo que ela tenha melhorado em outras narrativas-

No fim, nem mesmo usando a capinha de "jovem leitor" o livro consegue ser grande coisa, é uma narrativa para passar o tempo, mesmo contendo uma boa dose de retrocesso e preconceito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário